Centro de Treinamento Virtual de Xadrez

sexta-feira, 30 de janeiro de 2004 | 04:00

Logomarca do projeto1. O que é o Centro de Treinamento Virtual de Xadrez?

É o primeiro e único centro de treinamento à distância de xadrez, com total interatividade do aluno com o mestre, inclusive com voz em tempo real.

2. De onde posso assistir às aulas?

O aluno deve estar ligado em algum micro que tenha acesso à internet e que possua caixa de som e microfone (optativo).

3. Então precisarei de softwares especiais e uma boa conexão com a internet?

Não há necessidade de softwares e o sistema poder ser acessado através de qualquer ligação à internet, inclusive, por meio de linha discada você poderá ter aulas com as maiores autoridades do xadrez brasileiro e mundial, sem sair da sua casa ou de seu trabalho.

4. Como funcionam as aulas?

Serão em grupo de no máximo 30 alunos. Haverá uma grade de cursos e você poderá se inscrever em qualquer um deles. Na data e hora marcada você deverá se linkar (acessar) ao endereço que receber para o curso para o qual se inscreveu e o mestre dirigirá a aula como se fosse numa sala de aula com um tabuleiro mural. Somente que o tabuleiro mural estará na sua frente, no vídeo do seu micro. O mestre irá desenvolvendo o tema da aula movimentado as peças neste tabuleiro mural virtual que aparecerá no seu vídeo. Você irá acompanhando a aula e ouvindo, isto mesmo, ouvindo a explicação do mestre, discutindo com o ele e trocando idéias com o mesmo.

5. Poderei fazer perguntas ao vivo para o mestre?

Exatamente. Esta é a grande vantagem do Centro de Treinamento Virtual. Você fala com o mestre e todos os seus colegas de sala, ouvem como se fosse numa sala real. E o mestre irá responder a você e todos também ouvirão a resposta com a respectiva análise dele.

6. Posso fazer um teste?

Será um prazer recebê-los para um teste. Acesse o endereço www.aulavox.com, configure a sua caixa de som e microfone (caso não tenha microfone, recomendamos que você providencie, pois a sua ausência trará perda de qualidade da aula, pois estará impedido de falar com o mestre e terá que fazê-lo por escrito, perdendo muito da interatividade). Siga as primeiras orientações que você encontrar no site e verá como é muito fácil.

7. Haverá outras atividades além de aulas?

Sim. Estamos planejando palestras, entrevistas ao vivo, transmissões de torneios com análises ao vivo no momento da partida e muito mais, além de todas as outras sugestões que vocês nos fornecerem.

Centro de Treinamento Virtual de Xadrez

Após inúmeros testes e treinamentos efetivados, temos o prazer de anunciar a aula inaugural do Centro de Treinamento Virtual de Xadrez, que visa propiciar a divulgação e a melhoria do xadrez brasileiro.

O Centro de Treinamento Virtual nasceu de uma idéia de Mílton Matone, que conheceu Valmir Duarte Costa, empresário da área financeira e que possui a tecnologia para palestras e aulas através da internet.

O Centro de Treinamento Virtual tem por objetivo a propagação do xadrez por todos os cantos do território nacional, através de cursos e palestras, entrevistas e transmissões ao vivo de eventos enxadrísticos, o que somente a internet permite, pois ela não tem fronteiras nem distâncias.

Matone dedica-se amadoristicamente ao xadrez, como organizador e empreendedor de eventos desta área, desde o início da década de 60 e profissionalmente lida com a informática desde o fim da mesma década. Agora juntou os dois: xadrez e informática!

Encontrou o Valmir, que já possuía o AulaVox como o primeiro centro de conferências virtuais pela internet do Brasil e daí foram seis meses de treinamento, adaptações e testes para finalmente, em 11 de fevereiro, haver o lançamento oficial do Centro de Treinamento Virtual de Xadrez.

Muitos participaram dos primeiros testes, o que desde já agradecemos: MI Hélder Câmara, MI Herman Claudius, MI Jefferson Pelikian, GM Darcy Lima e GM Giovanni Vescovi.

Para todos os citados, e para os todos os demais GMs, MIs e MFs , absolutos e femininos, ou simplesmente entusiastas do xadrez, o Centro de Treinamento Virtual abrirá espaço para oferecerem seus serviços de ensinamento, palestras, comentários, análises, etc... ou tudo que for útil para a divulgação e a melhoria do xadrez brasileiro.

O Centro de Treinamento Virtual de Xadrez é e será uma escola de xadrez que pretende manter um altíssimo nível de ensino com enorme penetração no território nacional e para tanto convidamos, e foi prontamente aceito para proferir a aula inaugural, o mestre internacional Jefferson Pelikian, que por várias vezes foi técnico dos jovens brasileiros em campeonatos mundiais, além de representante brasileiro em mais de uma olimpíada, e que se dedica ao magistério do nobre jogo há muito tempo, tendo sido professor dos grandes mestres Vescovi (maior rating atual do Brasil) e Leitão, e da WMI Tatiana Ratcu, entre inúmeros outros.

Aula inaugural: com o mestre internacional Jefferson Pelikian (para jogadores intermediários e adiantados).

Tema: Xadrez - abertura, meio-jogo e final. Como obter a iniciativa?

Data: 11/2/2004.

Horário: das 20 às 22h.

Local: www.aulavox.com.

Inscrições: pela internet, no site www.aulavox.com.

Fonte: informações enviadas por Mílton Matone